Pages

sábado, fevereiro 16, 2013

O que ando lendo - Sobre Educação Especial

Gente, esse é meu último ano de faculdade! E com ele vem a alegria de estar acabando o curso, o medo, a responsabilidade e a monografia!
Já falei dela aqui e meu objetivo era falar mesmo da síndrome de down, mas minha orientadora acha melhor eu falar sobre isso mais pra frente, então ela não vai ser tão específica e vou falar da educação especial.




Então são esses que tô lendo, por enquanto, sobre educação inclusiva. Na verdade tô lendo esse amarelinho, o Educação Especial - Do Querer Ao Fazer, então depois eu volto pra falar do Educação Inclusiva.


É, eu faço bacharel e adoro ler sobre educação :]
Este livro, da Maria Luisa Sprovieri Ribeiro e Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel (organizadoras) aborda não só sobre a gestão da saula de aula mas conta a história da escola inclusiva, seu momento atual... enfim, ele tá servindo muito na elaboração da monografia.

Um trecho que chamou muito a minha atenção foi:

"...as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras (...) As escolas têm que encontrar a maneira de educar com êxito todas as crianças, inclusive as com deficiências graves. O desafio que enfrentam as escolas integradoras é o de desenvolver uma pedagogia centralizada na criança, capaz de educar com sucesso todos os meninos e meninas, inclusive os que sofrem de deficiências graves. O mérito dessas escolas não está só na capacidade de dispensar educação de qualidade a todas as crianças; com sua criação dá-se um passo muito importante para tentar mudar atitudes de discriminação, criar comunidades que acolham a todos e sociedades integradoras." (Declaração de Salamanca)

Aprendi que, antigamente, as crianças que nasciam com algum tipo de deficiência eram completamente discriminadas (mais que hoje), e que ainda há muito chão pra que isso acabe.

Educação e Meio Ambiente são dois assuntos que gosto de ler. Não é aquela coisa que pulo linha e fique chateada por não ter entendido e ter que voltar a ler.
É algo que gosto e me sinto bem ♥

E vocês o que andam lendo?

Beijos e até o próximo post :*























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sempre e quantas vezes quiser. Só, por favor, não esqueça de colocar seu nome ou, se preferir, o e-mail também.