Pages

segunda-feira, julho 23, 2012

Culinária (pra engordar): Bolo de Ameixa com Doce de Leite

Descobri algumas coisas nessas férias! De algumas, uma delas foi que adorei cuidar da casa. Acordar e programar o que arrumar, sabe? Porque as coisas acabam ficando do jeito que você quer, mesmo que você não more só, mas ali ficou um pouquinho do seu jeito.

Outra coisa também que fiz foi cozinhar. Pra quem só sabia fazer tapioca, pipoca com calda de chocolate, brigadeiro e macarrão, fazer bolos e filé de frango me empolgou bastante (: Adorei mesmo.

Fiz um bolo segunda passada de Ameixa com Recheio e Cobertura de Doce de Leite. Simbora pra receita e modo de fazer:



Os ingredientes foram de um bolo normal:

02 xícaras de açúcar
01 xíxara de margarina

Daí você mistura bem até ficar uma massa esbranquiçada. Em seguida você coloca:

04 gemas (uma a uma)
E continua mexendo. Depois acrescenta:

03 xícaras de chá de farinha de trigo com fermento. Continua mexendo e adiciona

01 xícara de chá de leite (mas esse leite eu bati no liquidificardor com 18 ameixas, mas você pode colocar menos. Eu e mainha a gente ia colocar umas 12, mas acabou perdendo as contas -comendo). Não bati tão bem, porque queria que ficasse uns pedacinhos, e não que as ameixas desaparecessem por completo de tão pequenininhas

Mexe, e depois coloca as claras em neve, batendo lentamente.

Vai ao forno por 40 minutos, e em seguida é só deixar esfriar pra poder tirar da forma e partir ao meio na horizontal. Aí eu coloquei o doce de leite como o recheio assim:


Usei um prato pra deixar a parte de cima enquanto colocava o recheiro. Pra partir usei uma faca pontuda e fácil de cortar -ela é cheia de dentes (é assim que chama, né? rs)



Depois de colocar por cima também -pra fazer a cobertura-, coloquei do lado de fora. E por fim, decorei com algumas ameixas por cima (:



Mas se você achar muito enjoado, é só colocar o doce de leite como recheio e cobertura, sem colocar por fora; ou só fazer cobertura. Tirar as ameixas que foram colocadas pra enfeitar... Enfim, você faz do jeito que achar melhor. Fiz assim porque Gabi ficou me dizendo onde colocar :/


O doce de leite e ameixas usados ;)

E pronto!


Tenho que dizer: esse negócio de cozinhar é um pouco apavorante, pelo menos pra mim que tô começando a aprender. Dá medo de não gostarem, ou de passar da hora e queimar tudo. Nossa, mas quando termina e todo mundo elogia é uma das melhores sensações. Porque comer é bom demais, e proporcionar isso pras pessoas é melhor ainda.

Bem, espero que vocês tenham gostado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sempre e quantas vezes quiser. Só, por favor, não esqueça de colocar seu nome ou, se preferir, o e-mail também.