Pages

sexta-feira, março 02, 2012

Síndrome de Down

(este é um post programado)

Pois é, tô entrando nesse corre-corre da monografia! Ano que vem termino, e no final desse ano tenho que entregar meu pré-projeto.
Bem, pra quem não sabe, eu sou estudante de biologia - bacharel. Na verdade o que eu queria muito era licenciatura, mas essa modalidade só tem à noite (exatamente quando eu tentei mudar pra licenc. é sempre assim), então voltei pra bacharelado, mas tudo que fiz de projeto e faço até hoje é voltado pro ensino, mais especificamente pra educação ambiental.
Engraçado que quando entrei na faculdade, mesmo que eu sempre tivesse sido apaixonada pelo meio ambiente, só pensava na área de saúde. Lembro que queria trabalhar com reprodução humana. Mas ainda no primeiro período tive a primeira experiência com educação ambiental, e aí foi paixão no primeiro contato.
Daí pra cá foi assim. Congresso sobre meio ambiente, projetos, monografia... Ai, a bendita monografia!
Como ainda é muito cedo, é melhor não falar detalhadamente sobre, já que nem tenho tanta coisa assim. Mas como a Mari Pedroso (já falei do blog dela aqui), que a propósito ela fez um blog com o assunto do TCC dela aqui, quando o assunto é grande e super interessante, é bacana fazer um blog sobre isso, por isso, mais pra frente penso sim em falar sobre isso. Mas como diria meu cunhado, eu ainda sou coco verde no assunto.

Mas o que dá pra ir adiantando é que envolve a Síndrome de Down. Se na defesa da minha monografia me perguntarem porque eu escolhi essa síndrome, eu não vou saber responder. Sabe aquelas coisas que te interessam, e te prendem, e você não sabe o porque? Essa é uma delas.
E como já tô caminhando com a tão falada monografia, comecei a ler alguns livros que falem um pouco sobre Down.


O livro da frente, Para Entender Síndrome de Down, mostra mais como são as pessoas que tem essa síndrome. Do ponto genético (não se sabe o que causa essa modificação no cromossomo 21 - só sei isso. não sou boa em genética rs), o livro aborda a forma como eles aprendem até a vida sexual. Enfim, posso dizer que se não fala de tudo, dá uma ótima idéia sobre o assunto.

Um dos trechos que mais chamou minha atenção:


O segundo livro, o Trabalhando com Hannah - uma criança especial numa escola comum, conta do nascimento, a procura e dificuldade para encontrar uma escola pra Hannah, adaptações da própria Hannah, família e escola do ponto de vista da escritora que é a enfermeira que cuidou dela quando entrou na escola.


Olha só que sorriso lindo! Tem como não sorrir junto?


Acho que até já sei a resposta! Quando me perguntarem porque Síndrome de Down eu não fique calada. O sorriso aberto da Hannah já responde.

Por favor, torçam e orem por mim (: Dá um frio na barriga quando penso na monografia, sabe, se não der certo e outras coisas. Penso sobre ela, a monografia, desde do ano passado. Período passado eu paguei projetos, e daí até o final do período a gente tinha que escrever um, e eu vi como é complicado esse assunto. Até porque não encontro nada sobre isso que quero falar.
Enfim, mas agora tenho tempo. E uma torcida, né? (por favor, torçam rs)

"Renova em mim a canção do amor"

Com amor.
Cacá.

2 comentários:

Deixe seu comentário sempre e quantas vezes quiser. Só, por favor, não esqueça de colocar seu nome ou, se preferir, o e-mail também.