Pages

quinta-feira, março 21, 2013

Os predadores não são ruins!

Tava estudando pra prova de biogeografia que tive na segunda e li um trecho bem interessante e quis mostrar aqui. Vê só:

Estrela-do-mar predadora

Outros estudos sobre comunidades naturais confirmaram amplamente a hipótese de que predadores podem realmente aumentar o número de espécies distintas que vivem em um habitat. O ecologista americano Robert T. Paine fez um estudo especialmente detalhado na comunidade de animais do litoral rochoso da costa norte-americana do Pacífico. A comunidade incluía 15 espécies, abrangendo cracas, lapas, quítons, mexilhões, búzios e um grande predador, a estrela-do-mar Pisaster ochraceus, que se alimenta de todas as demais espécies. Paine conduziu um experimento em uma pequena área do litoral, de onde removeu a estrela-do-mar e bloqueou a entrada de qualquer outro animal. Em poucos meses, 60 a 80% do espaço disponível na área do experimento  estavam ocupados por novas cracas que começarm a crescer sobre as demais espécies, eliminando-as. No entanto, após cerca de um ano, as próprias cracas começaram a ser dizimadas por grandes quantidades do pequeno mexilhão, de crescimento rápido. Quando o estudo terminou, os mexilhões dominavam completamente a comunidade, que consistia etão em apenas oito espécies. Dessa forma, a remoção do predador resultou na redução à metade do némro de espécies, e ficou também evidente que o número de espécies de plantas na comunidadae (algas encrustadas nas rochas) também fora reduzido devido à competição com as cracas e os mexilhões pelo espaço disponível.

Biologia

Beijo :*



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sempre e quantas vezes quiser. Só, por favor, não esqueça de colocar seu nome ou, se preferir, o e-mail também.